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Braga

 

A cidade de Braga, também teve uma rede eléctricos entre 1914 e 1963.
Em 1905 a Companhia Carris e Ascensor lança o projecto para substituir toda a rede por composições eléctricas, o chamado eléctrico. Mas, nessa altura a câmara municipal mostrou-se desinteressada pelo assunto. Poucos meses mais tarde o assunto “incendiou” a cidade com o aparecimento de uma nova companhia, constituída por capitalistas e empresários de Braga e do Porto, e depois ainda o interesse da Companhia Viação de Lisboa. A instabilidade gerada pelo fim da monarquia e o inicio da república arrefeceu e atrasou o processo até 1912. O sistema foi inaugurado a 5 de Outubro de 1914, substituindo a frota do “carro americano” e de comboio urbano a vapor.
Para abastecer os eléctricos foram instalados na rua Cruz de Pedra geradores eléctricos a vapor. Na década de 1920 a linha um e dois passaram a ser designadas como apenas linha um, e foi criada uma nova linha dois. Esta nova linha iniciava no Parque da Ponte, passava a Rua das Águas, actual Avenida da Liberdade, intersectava com a linha um na Avenida Central, Rua dos Chãos, Rua de São Vicente, e terminava no Largo de Monte d’Arcos.
Foi ainda projectada a linha três, que ligaria o centro de Braga até à Vila de Prado. Tal nunca veio a realizar, pois em detrimento do eléctrico foi escolhido o autocarro para esse trajecto.
A rede de Eléctricos foi definitivamente encerrada em 1963, sendo substituída pelos tróleis de Braga. Os carris perduraram até aos anos oitenta do século XX.


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